sexta-feira, 25 de abril de 2014

Resposta aos pelegos do SISPUC

Servidores (as),

É com muita satisfação que nós, da Oposição Sispuc, vimos a público responder a mais um documento provocativo e difamatório escrito pela direção de nosso Sindicato, o Sispuc. Ficamos satisfeitos porque o Sindicato, depois de anos sem mobilizar a máquina sindical, enfim, resolve fazer alguma coisa por conta própria, sem ser chutado e atropelado pela categoria. Lamentamos apenas que a mobilização tenha como alvo outros servidores municipais, a quem, teoricamente, eles deveriam defender. Talvez fosse mais coerente mobilizar o Sindicato contra a administração municipal, concentrando forças na Campanha Salarial, ou seja, contra o patrão, não contra os trabalhadores, não é mesmo? Contrariando seu próprio informativo, o Sispuc dedica quase todas as linhas do texto ao medo que sente da Oposição Sispuc, ao invés de discutir com seriedade nossa Campanha Salarial 2014.

Incoerência? Esquizofrenia? Nada disso. Isso faz parte do próprio desenvolvimento histórico da cidade de Cubatão e de seu funcionalismo público. É sinal de que a velha forma de fazer sindicalismo, pelega e mancomunada com o executivo, já dá sinais de caduquice e de que, em breve, será superada. É sinal de que o trabalhador está farto de ser contido pela instituição que deveria incentiva-lo à luta. O que a direção do Sispuc não compreende é que se eles cumprissem sua função histórica, se eles tivessem realizado ao menos uma única campanha salarial decente em todos esses anos, nós não seríamos necessários. Ou seja, a Oposição Sispuc só existe porque o Sispuc não existe de fato e na prática, porque ele não tem uma história efetiva de luta pela categoria. Portanto, compreendemos que a atual direção do Sispuc é inteiramente coerente com sua concepção de sindicato e com seus objetivos na prefeitura e em Cubatão.

A Oposição Sispuc, por sua vez, é simplesmente um conjunto de servidores, de vários setores da prefeitura, que enfrenta as mesmas péssimas condições de trabalho que você, servidor; que se sente traído pelo movimento sindical cubatense; que compreende a necessidade urgente de tomar a rédeas da história nas mãos. Cremos que nossa insatisfação seja compartilhada por uma grande parte da categoria. Não é mais possível tolerar um Sindicato que não realiza campanhas salariais anuais, que recebe as contribuições mensais e o imposto sindical obrigatório e não visita os setores da prefeitura para conversar com os servidores, que não politiza a categoria para que ela se engaje na luta sindical, etc. A atual direção do Sispuc nem mesmo se deu ao trabalho de consultar a categoria para construir a pauta desta pretensa Campanha Salarial 2014. Você foi chamado para a Assembleia? Nem nós!

Pois é, mesmo não sendo uma entidade regularizada, a legítima representante da categoria, a Oposição Sispuc busca, há quatro anos, participar de todas as frentes de luta que digam respeito aos interesses dos servidores municipais. Por isso, em 2013, comparecemos à câmara municipal para lutar pela Caixa de Previdência e empenhamos esforços para que os candidatos eleitos pelos servidores tivessem peso na negociação. Infelizmente, fomos derrotados. Talvez, se tivéssemos um Sindicato – que é a entidade legal, representativa da categoria – combativo naquela ocasião a história tivesse um final menos triste. Pensando bem, nem precisava ser um Sindicato combativo, bastava ser um Sindicato presente, afinal, o Sispuc nem mesmo compareceu à sessão.

Outra questão importante, abordada no informativo do Sindicato, diz respeito à tentativa bairrista, provinciana, obscurantista e espúria de excluir da luta quem não reside em Cubatão. Ora, senhores, fazendo isso, vocês deixam de fora uma grande parcela de trabalhadores, pois, como sabemos, muitos servidores residem em outros municípios da Baixada Santista. Além disso, o fato de não morarmos em Cubatão não tira a legitimidade de nossa luta por um serviço público de boa qualidade, por uma cidade melhor, mais desenvolvida e humana. Aliás, vocês, como moradores, nativos de Cubatão, deveriam ser os primeiros a se envergonhar pelas péssimas condições de vida a que são submetidos seus conterrâneos. Saibam que a população excluída poderia ter seu sofrimento amenizado, se não fossem as precárias condições em que se encontram os serviços públicos municipais, que vocês insistem em perpetuar quando optam por trair a categoria. Com lideranças como vocês, Cubatão não precisa temer os gafanhotos: a lavoura já está comprometida por pragas de uma espécie bem conhecida!

Por fim, no momento, reafirmamos nossas preocupações exclusivas com a forma como será conduzida Campanha Salarial 2014. Saibam que estaremos atentos a qualquer negociação escusa e que não hesitaremos em denunciar o peleguismo. Portanto, façam seu trabalho.

Na luta,


Oposição Sispuc!

Nenhum comentário:

Postar um comentário