quarta-feira, 22 de outubro de 2014

A Saga da Terceirização Continua

O saga privatista e terceirizadora da Prefeitura Municipal de Cubatão continua a todo vapor... Matéria no sítio eletrônico do jornal A Tribuna anuncia "CUBATÃO QUER REPASSAR GESTÃO DE PÁTIOS DE VEÍCULOS À INICIATIVA PRIVADA".

Enquanto serviços e condições de trabalho seguem precarizadas e sem investimento, deteriorando as conquistas da população da cidade, a prefeitura enxerga apenas a mesma recorrente solução para seus problemas de gestão e planejamento: PASSAR TUDO PARA A INICIATIVA PRIVADA!

Como Santos, São Vicente e outras cidades da região, Cubatão vive uma onda de terceirização que vem crescendo e abocanhando pouco-a-pouco os serviços e postos de trabalho do funcionalismo, que com isso continuará largado às traças e sucatas, e sem perspectiva de concursos e melhoria do atendimento.

Essa lógica faz com que governos assinem atestados de incompetência e alimentem seus interesses privados, garantindo força política e financiamentos de campanha a médio e longo prazos. Nessa "onda", todos os partidos da ordem se beneficiam e entram em acordo, pois o que está em jogo é engordarem os cofres privados com o recurso que o Estado dispõe, retirando investimentos no patrimônio público e na elevação da qualidade dos serviços básicos, que deveria seguir os princípios do interesse público e ampliar a rede de atendimento à população trabalhadora do município, questões que não se compatibilizam com a lógica do lucro e da mercantilização dos setores públicos.

--------------------------------------------------

CUBATÃO QUER REPASSAR GESTÃO DE PÁTIOS DE VEÍCULOS À INICIATIVA PRIVADA

por Eduardo Brandão, A Tribuna online

Pátios de Cubatão operam acima da capacidade
A Companhia Municipal de Trânsito (CMT) de Cubatão quer repassar à iniciativa privada as operações de apreensão de carros. A medida pode solucionar a falta de espaço para acomodar os automóveis recolhidos das ruas. Dados da CMT indicam que os dois pátios da Cidade operam acima da capacidade.

Pela proposta, ainda em análise da Câmara, guincho, translado e a estadia dos veículos irregulares ficarão sob responsabilidade da empresa vencedora de licitação pública. A concessão estabelecerá prazo mínimo à exploração do serviço – algo em torno de cinco anos, renováveis por igual período.

Caberá à terceirizada fornecer mão de obra especializada, equipamentos e o novo espaço para acomodar os carros. “Acreditamos que a relação custo-benefício será mais vantajosa para a Prefeitura, e teremos a melhoria dos serviços”, afirma o superintendente da CMT, Marco Fernando da Cruz.

Ele explica que anualmente há uma ‘sobra’ de 200 veículos que não podem ser leiloados em forma de sucata (segundo preconiza a legislação brasileira). O entrave envolve os automóveis apreendidos com pendências judiciais.
Os carros ficam empilhados e expostos ao tempo – a maioria sem condição de rodar. “É uma demanda acumulativa”.

Segundo a Companhia, os pátios municipais operam com 1.117 veículos; quase o dobro do que comportam (620). A esse volume somam-se os cerca de 90 automóveis apreendidos por mês. Há estimativas de outros 300 abandonados em vias públicas.

Fonte: http://www.atribuna.com.br/cidades/cubatão/cubatão-quer-repassar-gestão-de-pátios-de-veículos-à-iniciativa-privada-1.410440

Nenhum comentário:

Postar um comentário