sexta-feira, 3 de outubro de 2014

SISPUC amarela novamente e não divulga eleições sindicais para a categoria.

Você me abandonou 
Ô ô eu não vou chorar
Mas hei de me vingar
Não vou te ferir
Eu não vou te envenenar
O castigo que eu vou te dar é o desprezo
Eu te mato devagar...”
(Velha Guarda da Portela, Você me Abandonou)
 

Uma vez pelego sempre pelego. Acomodado no aparelho sindical e mamando a contribuição e mensalidades impostas aos filiados, a atual diretoria, eleita em 2010 com 291 votos e 2.167 abstenções, em eleição “noturna”, demonstrou novamente preferir manter distância da categoria ao invés de promover o debate e disputa leal da condução do sindicato, o que não é surpresa, já que o Sindicato dos Servidores de Cubatão (SISPUC) mantém práticas questionadas pela maior parte da categoria há anos, vendendo nossos direitos e se silenciando diante de suas responsabilidades incontáveis vezes.

Nos dias 25 e 26 de setembro de 2014 realizaram eleições sindicais que deveriam acontecer apenas em setembro de 2015, 30 dias antes do fim do mandato atual que termina em 17/10/2015, conforme estatuto vigente (art. 66). Orientados pela Nova Central Sindical, realizaram assembleia (que ninguém soube) em 21 de julho de 2014 sob o argumento de responder a decisão do Ministério do Trabalho (MTE), alterando as disposições sindicais e adiantando em cerca de um ano as eleições, sem dar qualquer conhecimento aos seus associados.  

Ocorre que no dia 08 de maio deste ano o MTE publicou no Diário Oficial da União, seção 1, página 71/72, que os professores municipais de Cubatão passariam a fazer parte da categoria abrangida pelo Sindicato dos Professores das Escolas das Redes Públicas de Ensino Municipal (SIPROEM INTERMUNICIPAL), outro sindicato pelego e que sequer dignou-se a conferir a vontade da “sua” categoria, e cujo oportunismo vem abocanhando professores por todo o Estado, tentando engordar seus cofres com mais e mais imposto sindical. Vários setores da cidade conheciam o movimento, entre eles a APMC e o SISPUC, mas ambos se silenciaram diante da situação. A APMC porque vê a oportunidade de constituir seu sindicato municipal aparentemente com menores obstáculos, e o SISPUC porque perde parte considerável de filiados que se opunham à atual gestão. Vão-se os dedos e ficam-se os anéis!


O que não percebem é que uma categoria dividida fica mais frágil e suscetível aos mandos e desmandos do governo, além de perder coordenação diretiva e capacidade de arregimentar-se em organizações por locais de trabalho, avançando em debates, denúncias e poder de barganha com a Administração Pública.

Fato é que o SISPUC aproveitou o momento e renovou suas raízes emboloradas com mais um mandato de 5 anos, até outubro de 2020, com chapa única e muito menos votos que na eleição anterior. Assim, as cabeças dos Cerberos apodrecidos guardam seu lugar nas poltronas do sindicado, acomodados, longe dos locais de trabalho, e assistindo de camarote, à precarização crescente das condições de trabalho da categoria, sem mover uma palha em benefício dos servidores. Quem ganha com isso além dos pelegos? O Governo claro.

O que fazer diante dessa situação? Abrem-se algumas contingências que precisam ser debatidas com todos os interessados, entre elas: Averiguar possíveis nulidades nas últimas eleições; Tentar reverter a ação pelega do SIPROEM; Municipalizar o sindicato dos professores com vistas à unificação futura; etc..

Entendemos que um dos fundamentais direitos sociais conquistados pelos trabalhadores e trabalhadoras, garantido pela Constituição Federal de 1988, é a Liberdade e Democracia Sindical, que consiste no direito que cada um de nós assalariados temos de nos organizar e associar livremente, buscando lutar por melhores condições de trabalho.

Portanto, a Oposição Sispuc se manterá firme na luta, continuaremos a organizar e lutar COM a categoria, unificada, denunciando a pelegada e os ataques do governo, pois este é o nosso compromisso, algo anterior e mais importante do que ocupar as mofadas cadeiras sindicais.

Na luta.

Oposição Sispuc.

"o SISPUC amarelou
eu não vou chorar
vou me organizar..
eu não vou fugir,
nem vou me silenciar
O castigo que vou te dar é estar firme,
te derrubo devagar!"

Paródia da Velha Guarda. Original: https://www.youtube.com/watch?v=N-K90yFY00I

Nenhum comentário:

Postar um comentário